Isto percebe-se?

nerd

As empresas de auditoria e ROC’s foram criados para zelar pela correcta aplicação das normas e regras contabilísticas e pela observância das normas reguladoras da actividades que analisam e deviam vigiar.

Na sequência da ‘zanga de comadres’ no Millennium-bcp, as entidades reguladoras, neste caso o BP, concluíram que afinal era necessário vigiar quem vigia, na prática criando mais uma quantidade de “jobs for the boys”, pois, pelos vistos, quem vigia não merece credibilidade dependendo do preço desta.

Se isto não fosse um País onde quem manda tem pavor de incomodar os prevaricadores, já teria sido retirada a licença de exercício de actividade aos auditores que permitiram que aquilo no bcp fosse uma desbunda ao gosto da administração e respectiva família.

Do Público:

Os auditores das instituições financeiras vão passar a estar sobre a ‘supervisão’ do Conselho Nacional de Supervisão, órgão que actualmente é composto pelo Banco de Portugal, a Comissão de Mercado de valores mobiliários (CMVM) e o Instituto de Seguros de Portugal (ISP).
Este órgão irá passar a contar também com representantes da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas (OROC) e de inspectores do Ministério das Finanças e passará a designar-se Conselho Nacional de Supervisão e Auditoria.
O anúncio desta medida, cuja legislação já está pronta, foi anunciada hoje pelo governador do Banco de Portugal durante a sua audição na comissão parlamentar de inquérito à supervisão financeira e surge depois dos vários indícios de ilicitudes ocorridas no Banco Comercial Português (BCP).
Com esta alterações, os auditores passam a ser ‘controlados’ e sancionados pelo Conselho Nacional de Supervisão e Auditoria.

Isto só se percebe porque se passa em Portugal, terra de brandos costumes, onde quem fala em combater a corrupção de forma eficaz é afastado.

Anúncios

Um pensamento sobre “Isto percebe-se?

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s