Estado do ensino

Não tenho grandes motivos de orgulho. O nosso sistema de ensino é globalmente fraco, de quase todos os pontos de vista: conhecimentos, competências, cultura, valores, atitudes. Aposto que quase todos nós, professores, já demos o nosso acordo a diagnósticos que fazem do sistema de ensino um dos elementos fulcrais da nossa falta de qualificação colectiva, e já votámos em programas políticos que se propunham alterar a situação.

Quem conhecer um pouco de temas como a gestão da mudança, sabe que não há mudança sem dor, sem vontade de romper com o «statu quo», sem iniciativa e sem risco. O sistema de ensino português necessita urgentemente de uma ordem nova, com mais rigor, mais responsabilidade, maior capacidade  de distinguir de distinguir entre o que é bom e o que é menos bom, mais avaliação.

Não gostam do sistema de avaliação proposto pelo Ministério? Então digam como querem ser avaliados.

Daniel Bessa, Expresso

Mas digam-no depressa, acrescento eu, porque com a tendência nacional para demorar anos e anos a concluir processos… e seria um bom sinal para o País, ver os seus mestres sem receios de ser avaliados.

Anúncios

4 pensamentos sobre “Estado do ensino

  1. Não consigo visualizar vídeo.
    Não se pretende uma cultura e um ensino de exigência mas sim facilitismo, estatísticas fabulosas de sucesso. Os professores só querem mesmo é clareza e acessibilidade em todo o processo. Tenho uma aluna, brasileira, que está sempre a reclamar: “o ensino português é muito difícil”.

    A legislação que o ministério “deu à luz”, sobre esta matéria e outras, sofre, acima de tudo de excesso de burocracia e caça às mentes ainda sãs(?!) de alguns docentes. Alguns alunos já interiorizaram que professor precisa de passar logo o dito já está passado.É claro que entre o pão para a mesa e um “chumbo”, o brio profissional(?!) que não restem dúvidas…eu já fiz as minhas opções. Para quem me conhece sabe que eu procuro ser justa e trabalho para o sucesso…sempre que possível (nem sempre é!).

    Esta matéria não é linear…e a perseguição está já aí…
    Não tardará estaremos assim: http://www.youtube.com/watch?v=cSA239vNRGQ&eur

    É triste mesmo!

  2. Pronto, já troquei a fonte do vídeo.
    Esta matéria não é mesmo linear, porque por mais que cada uma das partes argumente, há sempre qualquer coisa que não joga.
    😉

  3. Vi agora o vídeo.
    E não é em Portuga!
    Afinal a ignorância não tem fronteiras!

    Ou será que é um regresso à teoria geocêntrica?!

    E…a culpa é mesmo do Ministério.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s