Ciência por cá

25054

Parabéns!

Aos 35 anos, Henrique Veiga Fernandes ganhou uma bolsa de 1,9 milhões de euros para liderar uma equipa científica. Foi-lhe atribuída pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC), a nova entidade de financiamento da ciência na Europa.

O financiamento vai permitir estudar um gene que pode desempenhar um papel importante nas leucemias e nas doenças auto-imunes, como a artrite reumatóide.

Ganhou a lotaria? “É mais ou menos isso: no panorama científico português, é como ganhar a lotaria”, respondia ontem ao PÚBLICO o investigador, no Instituto Nacional para a Investigação Médica da Grã–Bretanha, em Londres.Não tardará a vir para Portugal: em Maio, iniciará no Instituto de Medicina Molecular, em Lisboa, o projecto de investigação que lhe valeu o financiamento europeu.Nos próximos cinco anos, a equipa a criar por Henrique Veiga Fernandes irá estudar o papel de um gene (o RET) no desenvolvimento e na função dos linfócitos, células do sistema imunitário. O RET pode transformar-se num gene causador de cancro, devido a mutações ou a um funcionamento deficiente.

Fonte: Público

(imagem via Ciência Hoje)

Porque é que os cientistas e investigadores portugueses, como este ou como a Mónica Bettencourt Dias, querem voltar para cá e há algumas “vedetas iluminadas e vanguardistas”, como esta peça, que acham isto tudo um grande nojo.

 

Anúncios

2 pensamentos sobre “Ciência por cá

  1. Boa tarde!

    Gostaria de saber se era possível me facultarem algum contacto do Dr. Henrique Veiga Fernandes, ou de um médico de doenças auto-imunes!

    Antecipadamente grata,

    Cláudia Almeida

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s