Afinal o crime compensa #3

 
  
Fátima Felgueiras está acusada de 23 crimes, nomeadamente cinco de participação económica em negócio, seis de corrupção passiva para acto ilícito, quatro de abuso de poder, três de prevaricação, dois de peculato, um de peculato sob a forma continuada e dois de peculato de uso, sob a forma continuada.

Há pelo menos um crime que já prescreveu. Trata-se de um caso de abuso de poder cuja moldura penal varia entre os seis meses e os três anos de cadeia. A presidente terá, por despacho, adjudicado uma das propostas de um concurso limitado por convite, ultrapassando os valores máximos legais para este tipo de procedimentos, uma ilegalidade que agora prescreve, passados 10 anos e seis meses. Artur Marques, que defende Fátima Felgueiras, não ficou surpreendido, e prometeu “oportunamente” divulgar aos juízes a lista de crimes que já prescreveram e cuja apreciação em julgamento se torna inútil. 

A situação pode repetir-se no processo que envolve o financiamento ao futebol. Nesse caso também algumas das acusações poderão ter prescrito, já nem chegando sequer a ser apreciadas. Nessa situação, o processo ainda nem sequer está em julgamento, embora a acusação já tenha sido confirmada em fase de instrução.

10 anos para um tribunal avaliar, perante testemunhas e documentos, a veracidade da acusação? Até parece que há interesse em que tudo isto se atrase, ou que há laxismo por parte de entidades judiciais, ou que há vigarice, ou que as leis estão feitas de forma a permitir isto, ou… (penso eu (‘inocentemente’), que não percebo nada disto e cheguei cá agora)

A quem interessará isto?

Fontes: Público e Correio da Manhã

(imagem via Correio da Manhã)

.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s