Requiem por um banco #2

Brilhante, descuido, ou ninguém quis ver?

“[…] é preciso esclarecer que a supervisão prudencial é da inteira responsabilidade do Banco de Portugal. Cabe em primeiro lugar a este precaver situações como as que foram agora denunciadas. Aliás, depois de dúvidas suscitadas por parte dos auditores do BCP – KPMG -, o Banco de Portugal iniciou uma investigação, liderada pelo então vice-governador António Marta, que acabou por não ter consequências. Ou seja, mesmo depois de levantadas dúvidas sobre operações relativas ao aumento de capital do BCP, o Banco de Portugal, ao nada apurar, veio ele mesmo garantir que tudo estava bem na maior instituição privada portuguesa. Foi como se desse legitimidade a que aquele tipo de operações pudessem continuar.

Das três uma: ou as operações foram tão bem feitas que ninguém (a não ser o BPI, Joe Berardo e a comunicação social) as descobriu; ou as investigações foram de tal forma descuidadas que não deram em nada; ou ninguém quis ver o que se passava realmente no BCP.

Mais inacreditável é que administradores do BCP, no cargo há vários anos, venham agora dizer que nada sabem ou que foram enganados. Operações deste género não são fáceis de esconder. Se accionistas do BCP e jornais tiveram acesso a elas, como é que os administradores nada sabiam?

Toda esta situação coloca a nu uma outra fragilidade bastante mais preocupante. A CMVM só actuou por denúncia, […] Já o Banco de Portugal foi impotente para impedir estes casos e, apesar de agora estar a actuar bem, agiu demasiado tarde e claramente pressionado.”

João Vieira PereiraExpresso, 29-Dez-2007

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s