Atitude

“A portuguesa e o tuga

Mónica Bettencourt Dias é investigadora, trabalha no Instituto Gulbenkian de Ciência e recebeu na quinta-feira o terceiro prémio internacional com que foi galardoada este ano. Aos 34 anos, tem um currículo notável, passou nove anos fora, mas voltou para trabalhar no seu país. Diz que todos os seus colegas pensam em regressar, seja pelas ligações afectivas, seja pela qualidade de vida de que se pode usufruir entre nós.

Enquanto portugueses como ela só podemos sentir orgulho e admiração pelo trabalho e pela atitude de Mónica. Mas há quem tenha uma postura diferente e se deslumbre consigo mesmo sem outro motivo sem outro motivo que não seja o de ter passado a fronteira. É o caso daquele actor de novelas, Rogério Samora, que inchado de pesporrência, comenta em voz alta, ao entrar num avião com destino a Lisboa: “Tantos portugueses, que nojo!…”. Eis o tuga no seu esplendor. Que lástima!…”

Fernando Madrinha, Expresso, 24-11-2007

Notável a atitude de pessoas que merecem toda a nossa admiração. Quanto ao segundo personagem, já me tinha referido anteriormente a este triste episódio, mas nunca é demais relembrar para vincar a pequenez de quem se julga… qualquer coisa.    

 

Anúncios

2 pensamentos sobre “Atitude

  1. Vamos com calma. Em relaçao ao regresso de profisionais qualificados ao paìs, nem todos tem como objectivo regressar a qualuqer custo. Sobretudo em ciencia, as instituicoes nacionais jogam com isso para conseguir a incorporacao de pessoas a quem, se nao fossem cidadaos portugueses, teriam que oferecer muito mais e muito melhor para os capturar/contratar. E verdade que em muitos casos nao existem os recursos para dar a essas pessoas o seu “valor real de mercado internacional”, mas tambem nao e legitimo que as instituicoes esperem que profisionais baixem as suas exigencias so por que sao nacionais. Se fosse assim de certeza que muitos clubes portugueses de futebol ja estavam a tentar contratar o Cristiano Ronaldo.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s