Matemáticos #3

 

Pierre Simon Laplace (1749 – 1827)

Foi um astrónomo, físico e matemático francês que fez a sua formação académica, primeiro, numa escola dirigida por beneditinos e mais tarde, num colégio jesuíta. Laplace foi professor de Matemática  na Academia Militar de Paris e na Escola Politécnica, passando a ser membro da Academia de Ciências de Paris a partir de 1773, tendo um papel fundamental na reorganização do sistema de Ensino Superior em França.

Para unificar a grande variedade de unidades de medida e peso, usadas por todo o país, foi constituída uma comissão presidida por Laplace de que faziam parte, entre outros, Lagrange e Monge. Esta comissão foi responsável pela introdução do sistema decimal que passou a vigorar em todas as regiões francesas.

Em 1812, publicou a obra Théorie Analytique des Probabilités, a qual continha uma exposição sistemática de todos os conhecimentos da época sobre probabilidades, enriquecidos com importantes recursos analíticos.

Lei de Laplace: Seja E uma experiência aleatória em que o espaço amostral Ω é constituído por n elementos (finito), sendo equiprováveis os n acontecimentos elementares. Se um acontecimento A é formado por m acontecimentos elementares, sendo m ≤ n, a probabilidade de A [p(A)] é dada pelo quociente entre o número de casos favoráveis e o número de casos possíveis, isto é m/n.

Mais informação aqui.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s