Religiosidade Cósmica

«Tudo quanto é feito e imaginado pelos Homens serve para a satisfação de necessidades que sentiram ou para mitigar as suas dores. Quais são então os sentimentos e quais as necessidades que conduziram os Homens à especulação religiosa e à fé, no sentido mais amplo?

Entre os povos primitivos é, talvez, em primeiro lugar, o medo o que estimula as ideias religiosas: o temor da fome, dos animais ferozes, da doença e da morte. Falo neste caso em religião-temor.

Outra fonte de formação religiosa é a dos sentimentos sociais. Um pai ou uma mãe são mortais e falíveis. A ânsia e necessidade de direcção e apoio conduzem ao conceito social ou moral de Deus. Trata-se de um Deus que protege, decide, recompensa e castiga. Podemos muito bem observar (em certas Escrituras) a passagem da religião-temor para a religião-moral, sendo comum a todas elas o carácter antropomórfico da ideia de Deus. Para além dessa ordem de vivência religiosa só poucos indivíduos conseguem elevar-se.

Há ainda um terceiro grau de religiosidade: designá-la-ei por religiosidade cósmica. Os génios religiosos de todos os tempos distinguiram-se por essa religiosidade cósmica, que não conhece dogmas nem Deus formado à imagem e semelhança do Homem. Eu afirmo que a religiosidade cósmica é a mais forte e a mais nobre das molas impulsionadoras da investigação científica. Um autor contemporâneo disse que os verdadeiros investigadores são, nos nossos tempos de predomínio materialista, os únicos seres humanos profundamente religiosos.»

A. Einstein, Como Vejo o Mundo, Ed. Notícias, pp. 20-26 (texto adaptado)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s